Tradição e compromisso com você!

(31) 3398-1033

Blog da Madeirama

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!

Acredite: as cores do ambiente podem influenciar o seu humor

Você sabia que as cores podem interferir na nossa saúde e ainda influenciar nossos comportamentos provocando várias sensações como alegria, empolgação, tranquilidade e até mesmo tristeza? É isso mesmo que você acabou de ler! Por isso, é importante conhecermos bem o significado de cada cor para fazermos boas escolhas na hora de usá-las no nosso projeto de interiores.

Entretanto, caso você queira usar a cromoterapia na sua casa é bom ter parcimônia e investir inicialmente em pontos de cor, para fazer contraste com elementos neutros, como por exemplo sofá, mesa, piso etc. Assim, quando enjoar, será mais fácil substituir os itens de decoração.

PARA CADA COR, UM SIGNIFICADO

Antes de mudar as cores das paredes do seu quarto, reflita “Será que essa cor irá trazer o equilíbrio e harmonia que o ambiente precisa?”. É sempre bom levar em consideração os efeitos que você espera das cores, uma vez que a energia da casa é importante para o bem-estar de todos os seus moradores.

Pensando nisso, elaboramos um guia com os significados de cada cor para te auxiliar na escolha da tonalidade ideal para cada cômodo da sua casa.

  • Branco

Considerado a união de todas as cores, de acordo com a cromoterapia a cor branca potencializa as demais. Por transmitir uma sensação de limpeza, um ambiente todo branco pode trazer prazer e calma.

  • Azul

Suavizante e calmante, o azul traz paz e relaxamento. Nas versões mais claras traz serenidade, já em tons escuros como o marinho, por exemplo, transmite autoridade, sendo recomendada em ambientes mais sérios, como escritórios.

  • Verde

Cor que nos remete à natureza, o verde transmite paz e harmonia. É conhecido na cromoterapia por acalmar e descongestionar. O verde ajuda também no tratamento do sistema digestivo.

  • Amarelo

Animador e inspirador, esse tom favorece o raciocínio e a memória. Segundo os cromoterapeutas, o amarelo traz energia, vitaliza o coração, estimula o intestino e o fígado e ainda favorece o sistema imunológico.

  • Vermelho

Por ser uma cor energética e vibrante, o vermelho esquenta qualquer ambiente. Usado na cromoterapia para estimular a circulação sanguínea e liberar adrenalina, é muito indicado para pessoas tímidas. Mas atenção! Essa cor deve ser usada com cautela, já que em excesso pode causar ansiedade e nervosismo.

  • Rosa

Cor extremamente feminina, o rosa enaltece a beleza e vibra o amor. De acordo com os cromoterapeutas, essa cor purifica o sangue e energiza o sistema nervoso.

  • Laranja

Alegre, o laranja está associado aos efeitos antidepressivos. Estimula os sentidos, a comunicação e a criatividade. Porém, assim como o vermelho, deve-se evitar usar o tom em excesso, pois pode provocar rebeldia.

  • Lilás

Ligada à espiritualidade e muito usada na meditação, a cor lilás tem efeito purificador. Na cromoterapia é conhecida por aumentar o magnetismo pessoal.

E aí, gostou desse artigo? Esperamos que ele sirva de guia para que você possa aplicar a cromoterapia nos seus próximos projetos de interiores.Para mais dicas de decoração, continue nos acompanhando no blog da Madeirama.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Gabriela Resende

Gabriela Resende

Analista de conteúdo

Fundada em 1984, a Madeirama iniciou sua trajetória em Contagem e tornou-se uma importante distribuidora de insumos para marcenaria de Minas Gerais. Com unidades em Contagem e em Belo Horizonte, atende com qualidade toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como marcenarias espalhadas por todo o Estado.

Rua Joaquim José, 999 – Loja A – Bairro Fonte Grande | Contagem – MG – CEP 32013-390

Instagram

[instagram-feed]