Tradição e compromisso com você!

(31) 3398-1033

Blog da Madeirama

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!

As diferenças entre MDF, MDP, Compensado e OSB para móveis de madeira

Tem dificuldade sobre qual madeira é a ideal para o seu projeto? Deixe que a Madeirama te explica direitinho cada tipo. Acompanhe!

Um móvel de madeira fica um charme em qualquer ambiente, não é mesmo? Mas na hora de encomendar o seu para o projeto, pode bater aquela dúvida de qual matéria-prima escolher.

O marceneiro pode te oferecer MDF, MDP, Compensado, OSB e nesse momento acaba gerando confusões. Diante disso, explicaremos a seguir a função de cada um. Continue a leitura e fique ligado!

MDF: O MDF é feito por serragem, pedaços e lascas de madeira e cola, fundidos em um processo que envolve pressão e calor. Sua cor natural varia bastante, mas por ter uma superfície lisa, aceita muito bem pinturas e coberturas diversas. Normalmente, é coberto por uma lâmina que imita estilos diversos de madeira e combina com a ideia desejada.

O Grupo Madeirama trabalha com basicamente 05 empresas de MDF. As melhores do mercado e com o material mais resistente para todos os trabalhos.

MDP: O MDP, é mais utilizado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias. Assim como o MDF possui uma excelente estabilidade e uma ótima absorção de tintas em caso de pinturas e revestimentos.

O material é produzido em três camadas: uma mais resistente no miolo e duas finas nas superfícies. Suas características mecânicas superiores às de materiais similares, conferem mais resistência no arrancamento de parafusos, por exemplo, e redução de empenamentos. O custo chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.

Compensado: O compensado é uma placa de madeira feita com lâminas retiradas dos troncos das árvores. As camadas são coladas umas em cima das outras e compactadas em altas temperaturas formando a chapa de madeira. A principal característica dos compensados é sua elevada resistência.

OSB: É uma placa composta por tiras de madeira prensadas dispostas na mesma direção. Trata-se de um material resistente e prático que é usado para criação de móveis, revestimento de paredes, tapumes, mezaninos e coberturas.

Agora que você já entende as diferentes matéria-prima, vale ressaltar que você deve pedir um auxílio profissional, procurando um marceneiro de confiança para execução do seu projeto. O especialista certamente saberá indicar qual é o melhor para o seu móvel. Se após ler este artigo, você identificou que o melhor material para o seu projeto é o MDF, conte com a Madeirama, temos uma variedade desse produto com a melhor qualidade para o seu projeto. Fale com a nossa equipe comercial e saiba todas as soluções que temos para você.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Luiz Fernando

Luiz Fernando

Analista de conteúdo

Fundada em 1984, a Madeirama iniciou sua trajetória em Contagem e tornou-se uma importante distribuidora de insumos para marcenaria de Minas Gerais. Com unidades em Contagem e em Belo Horizonte, atende com qualidade toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como marcenarias espalhadas por todo o Estado.

Rua Joaquim José, 999 – Loja A – Bairro Fonte Grande | Contagem – MG – CEP 32013-390

Instagram

[instagram-feed]