Tradição e compromisso com você!

(31) 3398-1033

Blog da Madeirama

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!

Sua marca na marcenaria: Como desenvolver?

Hoje a maior parte dos brasileiros, preferem consumir marcas que estão próximas de seus valores pessoais.

A marca pessoal atribui ao setor moveleiro, um posicionamento de mercado, gerando um grande valor ao negócio, estabelecendo laços com o cliente.

Essas marcas, são facilmente lembradas pelo consumidor, pois tem um propósito que vai além do foco em produtos e/ou serviços, mas que transforma. Elas estão prontas para enfrentar diversos cenários, inclusive crescer durante as crises.

Confira dicas para desenvolver sua marca e se destacar dos seus concorrente.

  1. Desenvolva sua marca

O primeiro passo para investir em branding na sua marcenaria é construir sua marca. A principal pergunta que tem que ser feita nesse sentido é como você gostaria que sua empresa fosse percebida pelos seus clientes. Construir uma marca é um trabalho que leva tempo e exige, antes de tudo, coerência.

Se você deseja que sua marcenaria seja vista pelos consumidores como uma empresa que presta um atendimento, excepcional não pode demorar dois dias para responder a uma pergunta feita por e-mail por um potencial cliente, por exemplo.

O mesmo vale para uma marcenaria que divulga que seus produtos têm um design único, mas produz apenas itens similares à concorrência. Construir a marca passa por ser fiel ao seu posicionamento de mercado.

  1. Encontre o seu público alvo e para quem deseja atingir

Outra ação de branding essencial para sua marcenaria é a definição do público-alvo. Saber para quem você quer vender é importante para, assim, apostar em ações que estão alinhadas com o que o seu potencial cliente precisa e deseja.

Uma marcenaria que tem como foco um público classe A, por exemplo, deve criar não só produtos exclusivos, com materiais nobres, mas também, investir em comunicação mais exclusiva e direcionada a um público acostumado com tratamento de alto padrão.

  1. Escolha bem os canais

Além de definir o público-alvo, é preciso também escolher os canais de comunicação usados pela sua marcenaria. Foi-se o tempo em que bastava um ponto comercial e uma linha telefônica para conquistar a preferência dos clientes. Hoje, é preciso ir além e estar onde seu público-alvo deseja encontrar você.

Nesse sentido, é importante criar uma estratégia de comunicação sólida e definir em que canais a empresa falará com o consumidor. Você pode apostar, por exemplo, em ações via e-mail marketing, mala direta impressa ou apenas redes sociais. Tudo depende do perfil do público que deseja alcançar. É importante que seus canais estejam alinhados com os hábitos do seu consumidor.

  1. Utilize as redes sociais e o celular ao seu favor

Uma estratégia prática e barata de branding é usar as redes sociais para divulgar sua marcenaria. Além de facilitar o acesso de potenciais clientes ao seu negócio, ao marcar presença em sites como Instagram e Facebook, você fortalece sua marca e aumenta as chances de criar uma reputação positiva para ela.

Para isso, é  importante ter em mente que sua presença nas redes não deve se resumir à divulgação de produtos para venda. Busque criar um relacionamento com os consumidores, compartilhando conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, fica mais fácil fortalecer sua marca e fazer com que os consumidores vejam nela sinônimo de autoridade no segmento de marcenarias.

  1. Faça uma comunicação personalizada

Os clientes não são iguais, por isso, a maneira com que o seu negócio fala com eles também não pode ser. Uma ação de branding eficaz é apostar na comunicação personalizada, mostrando que cada consumidor é único para sua empresa.

Para acertar nessa estratégia, é essencial ter o máximo de informações sobre cada cliente para, assim, se comunicar da forma que for mais conveniente para ele. Quando uma marca faz com que o cliente se sinta único e especial, ele certamente dá preferência para ela na hora de fazer um pedido, além de ter o nome da empresa sempre na sua lembrança, recomendando os serviços para amigos e familiares.

Mesmo ações simples fazem a diferença, como chamar o cliente pelo nome em e-mails marketing e enviar uma comunicação especial em datas especiais, como aniversários.

Viu só como é possível promover sua marcenaria nas redes sociais? Lembre-se quem não é visto, não é lembrado.

Além das ações de marketing, contar com produtos de qualidade faz toda diferença. Por isso, conte com a Madeirama para te apresentar as melhores opções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Luiz Fernando

Luiz Fernando

Analista de conteúdo

Fundada em 1984, a Madeirama iniciou sua trajetória em Contagem e tornou-se uma importante distribuidora de insumos para marcenaria de Minas Gerais. Com unidades em Contagem e em Belo Horizonte, atende com qualidade toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como marcenarias espalhadas por todo o Estado.

Rua Joaquim José, 999 – Loja A – Bairro Fonte Grande | Contagem – MG – CEP 32013-390

Instagram

[instagram-feed]