Tradição e compromisso com você!

(31) 3398-1033

Blog da Madeirama

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!

Vendas consultivas para marceneiros: Como essa técnica pode te ajudar a aumentar e fidelizar os seus clientes

Em tempos de alta concorrência, saber criar um processo de atração e vendas eficiente se faz necessário para o sucesso de qualquer empresa. Para aumentar o número de clientes da sua marcenaria, é importante investir em algumas estratégias. Entre elas estão apostar em marketing digital, fechar parceria com arquitetos e profissionais da área, realizar promoções constantemente e aprender sobre vendas consultivas.

Mas afinal, o que são vendas consultivas? A Madeirama trouxe um artigo especial para te ajudar a entender. Acompanhe!

A venda consultiva é uma técnica de abordagem em que os vendedores atuam como consultores, ou seja, o profissional faz uma profunda análise junto ao cliente para entender as suas reais necessidades. Assim, após essa consultoria, o especialista poderá indicar o melhor produto ou serviço para o cliente de acordo com seus gostos pessoais, história de vida e necessidade.

O objetivo é fazer ofertas mais adequadas, que contribuam para que a empresa tenha consumidores mais satisfeitos e menos cancelamentos. Além claro de fidelizar a clientela e manter um bom relacionamento.

Quais as etapas para uma venda consultiva de sucesso?

Caneta e papel nas mãos, agora vamos te dar dicas de como fazer vendas consultivas na marcenaria de forma assertiva. Vamos lá?

Pesquise sobre o cliente que você quer atingir na sua marcenaria

O primeiro passo é fazer uma profunda pesquisa antes de entrar em contato com o potencial cliente. É importante conhecer a fundo sobre suas preferências, estilo de vida, classe social, qualificações profissionais, entre outros detalhes que farão diferença e poderão ser utilizadas como gatilhos de vendas no momento em que estiver negociando com o seu cliente. Estes dados são fundamentais para realizar campanhas de segmentação em redes sociais e receber leads (potenciais clientes), mais qualificados para o perfil que você busca atingir.

Além disso, se o vendedor já atendeu clientes semelhantes, pode analisar a jornada de compra que tiveram, como aproveitaram a sua solução, se obtiveram sucesso. Lembre-se: a venda consultiva requer preparação e conhecimento!

Junte o máximo de informações possíveis para quando for prospectar este cliente, você conseguir ter mais assertividade no fechamento da venda.

Primeiro contato com o potencial cliente da sua marcenaria

Munido do máximo de informações sobre o seu cliente que deseja atingir é hora do time comercial entrar em ação. Quando chegar o momento do primeiro contato com o possível cliente, procure fazer perguntas abertas, ou seja, aquelas que começam com “como” ou “por que” e exigem respostas que vão além do “sim” e do “não”. Com isso, você consegue colher mais informações e identificar necessidades. Lembre-se de documentar tudo para ter um banco de dados!

Quando o prospect responder as perguntas, ouça-o com atenção e faça um atendimento o mais personalizado possível. Dessa forma, é possível obter insights para fazer comunicações mais assertivas durante o restante do processo de venda consultiva.

Além disso, o vendedor consegue propor as soluções mais adequadas para o projeto do cliente da marcenaria e posicionar-se como um parceiro de negócio confiável. Esse primeiro contato é a base para um relacionamento de confiança com o seu potencial cliente.

Diagnóstico assertivo para o seu cliente da marcenaria

Após entender as reais necessidades do seu cliente é hora de montar um diagnóstico. Este momento é a hora de resolver a “dor” do seu cliente.

Observe quais foram os principais problemas, preocupações e prioridades apresentadas por ele. O que apareceu com mais frequência? Como ele usaria os produtos e serviços da sua empresa para resolver essas questões? A partir dessas informações, será possível moldar sua proposta de valor.

Proposta para o seu cliente da marcenaria

Este é o momento de mostrar que se importa com o seu cliente e apresentar uma proposta personalizada e atrativa. Lembre-se de que o foco da venda consultiva é no cliente e não em vender a qualquer custo.

O foco será nos resultados que o possível cliente terá com as soluções que a sua marcenaria vai apresentar. Deixe claras as vantagens que ele pode obter ao realizar o serviço com você.

Após essa consultoria, solucionando as dúvidas do seu cliente, com certeza a sua proposta será de valor e terá mais credibilidade na hora do fechamento do orçamento.

Entender a demanda do seu cliente e aplicar as técnicas de venda consultivas, irá elevar a sua marcenaria para outro patamar. Nos dias de hoje, as pessoas querem exclusividade e serem bem tratadas no momento de realizar sonhos.

Você amigo marceneiro é responsável por entregar sonhos exatamente como o cliente sempre sonhou. Diante disso, utilize destas ferramentas para proporcionar uma experiência única de compra para os seus clientes. O resultado, com certeza será de consumidores felizes e embaixadores da sua marca, indicando aos amigos, familiares e aumentando o número de pessoas que consomem o seu trabalho e consequentemente aumentando o seu faturamento.

Dicas anotadas? Agora é colocar em prática tudo que aprendeu com a Madeirama. Fique ligado em nossos conteúdos, sempre iremos trazer novidades e dicas exclusivas para vocês aqui no nosso blog.

Dúvidas? Entre em contato com a gente que será um prazer te atender e te ajudar a ser um marceneiro de referência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Luiz Fernando

Luiz Fernando

Analista de conteúdo

Fundada em 1984, a Madeirama iniciou sua trajetória em Contagem e tornou-se uma importante distribuidora de insumos para marcenaria de Minas Gerais. Com unidades em Contagem e em Belo Horizonte, atende com qualidade toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como marcenarias espalhadas por todo o Estado.

Rua Joaquim José, 999 – Loja A – Bairro Fonte Grande | Contagem – MG – CEP 32013-390

Instagram

[instagram-feed]