Tradição e compromisso com você!

(31) 3398-1033

Blog da Madeirama

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!

Você consegue entender a demanda do seu cliente?

Algumas marcenarias produzem móveis excelentes com muita qualidade e modernidade, mas não sabem se diferenciarem no atendimento, o que acaba comprometendo o fechamento da venda.

Nos dias de hoje a experiência do cliente é um fator determinante para o fechamento do contrato.

O atendimento é uma etapa decisiva, pois se não houver muito cuidado e atenção em entender o que o cliente realmente precisa, você pode até produzir um bom móvel, mas ainda assim não corresponderá as expectativas dele.

Estude o perfil e o estilo de vida do seu cliente

Pensar fora da caixa, esse é o caminho para fugir das tradicionais perguntas e gerar uma proximidade com o seu consumidor. Antes de iniciar o projeto, entenda detalhes que levaram o cliente a te procurar.

O porque da escolha daquele móvel, onde ele irá ficar, qual o significado para a família, são excelentes formas de mostrar interesse e criar algo realmente surpreendente.

Pergunte o seu cliente se possui referências que ele se inspire

As blogueiras no ambiente digital tem toda influência no cotidiano de suas seguidoras. Muitas pessoas, após ver algum móvel nos stories dessas pessoas acabam querendo igual ou recriar com o seu toque de personalidade. As novelas e revistas também são fundamentais para inspirações.

Pergunte o seu cliente se tem alguma referência e tente chegar o mais próximo das expectativas dele.

Exclusividade: o poder que todos querem

Quem não quer ter algo único e memorável em sua casa? Está frequente busca no mercado é outra razão para que você busque por informações precisas a respeito do estilo de vida do cliente, seus cotidiano e até a convivência familiar.

Uma maneira de diferenciar seu trabalho dos demais é criar soluções personalizadas para cada cliente, pois, quando você cria um atendimento sofisticado o bastante para se aproximar intimamente das pessoas, consegue criar meios para levar soluções que elas jamais encontrariam em empresas que não procuram esse caminho.

Pense em criar meios para que a sua empresa seja a única capaz de reunir condições para trazer para aquela pessoa ou grupo os resultados desejados.

Liste todas as informações que obtiver

Um briefing é um resumo de tudo que você coletou de informações para realizar o projeto. Nele, é essencial que conste, além de tudo citado acima:

O tipo de material que o cliente deseja, o estilo que mais combina com a sua personalidade, as cores que mais fazem sentido para o cotidiano da família, direcionamentos para o seu trabalho, afinal, quanto mais personalizado, mais valorizado. E claro, a definição de prazos de início e fim do projeto.

É importante agendar data de apresentação de esboços para criar uma expectativa em seu cliente, além de ter mais assertividade na entrega da encomenda.

Mais importante que vender é fidelizar: invista no pós venda

Outra ferramenta eficiente na fidelização de clientes, mas que costuma ser negligenciada pelas empresas, é o pós-venda. Não pense que o seu objetivo final deva ser fechar o negócio, pelo contrário. Para ser um lojista de sucesso, o ideal é que você conquiste o cliente e assim consiga futuramente fazer novas vendas.

Por esse motivo, estruture o processo de pós-venda da sua loja de móveis, considerando demonstrar interesse em saber se o serviço prestado atendeu às expectativas do cliente e se, mesmo após certo tempo da compra, os móveis projetados estão de acordo com o esperado. Desta forma, você não somente conquista a confiança do seu público como também consegue se aproximar de seus desejos e necessidades, algo que pode ser de grande valia para uma futura compra.

Quer mais dicas sobre como projetar móveis e encantar seus clientes? Então, curta a nossa página no Instagram para conferir outros conteúdos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Luiz Fernando

Luiz Fernando

Analista de conteúdo

Fundada em 1984, a Madeirama iniciou sua trajetória em Contagem e tornou-se uma importante distribuidora de insumos para marcenaria de Minas Gerais. Com unidades em Contagem e em Belo Horizonte, atende com qualidade toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como marcenarias espalhadas por todo o Estado.

Rua Joaquim José, 999 – Loja A – Bairro Fonte Grande | Contagem – MG – CEP 32013-390

Instagram

[instagram-feed]